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  Manual de Convivência Escolar

Prezado Aluno,

Por intermédio deste manual, que poderá ser consultado sempre que necessário, você terá acesso a informações sobre a estrutura e
funcionamento do código e procedimentos
referentes a sua vida escolar.

Esperamos que com regras e informações claras, você possa se organizar para cumprir de maneira satisfatória seus compromissos.

A partir de agora, estabeleça suas metas e acredite na sua capacidade de atingí-las. Sucesso!

Coordenação Pedagógica
Orientação Educacional

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1 - Entrada de alunos:

- Para a primeira aula do período da manhã não será permitido ao aluno entrar em sala de aula após às 7h05min, devendo aguardar no pátio ou na biblioteca o início da aula seguinte. O mesmo ocorrerá na primeira aula do período da tarde após às 13h05min;
- Haverá tolerância de (4) quatro atrasos por bimestre, para a primeira aula do período da manhã ou tarde e (2) dois atrasos para as aulas após os intervalos;
- Respeitar o mapeamento, feito pelo Orientador ou, outras mudanças a critério do professor durante sua aula;
- O aluno(a), uma vez no recinto de espera, não poderá sair para compras, passeios etc. O funcionário da portaria tem o dever de zelar pelo cumprimento dessa norma, negando o pedido de alunos e/ou impedindo a sua saída.

2 - Saída de alunos:
O aluno deve permanecer no colégio durante todo o período das aulas. Solicitamos aos pais que organizem os horários de seus filhos, como médico, dentista, etc, fora dos horários de aulas.
Caso o aluno tenha necessidade de se ausentar do colégio antes do horário previsto para o encerramento das atividades, poderá fazê-lo com a presença dos pais/responsáveis, ou com solicitação, por telefone ou por escrito, do responsável, na agenda. O aluno deverá passar pelo Orientador ou Coordenador para autorização e o devido encaminhamento.

3 - Dispensa de aula
Todos os pedidos de dispensa, comunicações aos professores e coordenação, agendamento de entrevista etc. deverão ser feitos por escrito ou por telefone. Somente serão aceitos os comunicados (pedidos de dispensas, agendamento de entrevistas etc.) feitos através dos responsáveis pelo aluno

4 - Movimentação de Alunos durante as aulas
A movimentação das turmas durante as aulas, nas entradas e saídas para o recreio, deve ser feita de forma tranqüila, respeitosa, sem correria, para não prejudicar o andamento das atividades das demais.
O sinal, no intervalo das aulas, é para troca de professores. O aluno deverá permanecer em sala, no devido lugar, preparando-se para a próxima aula.

5 - Objetos Perdidos
Todos os objetos perdidos e/ou esquecidos na Escola devem ser encaminhados e procurados na Orientação ou Coordenação.
Recomenda-se que o(a) aluno(a) não traga para as dependências da escola materiais alheios ao processo ensino-aprendizagem e/ou de alto valor aquisitivo, tais como: celular, corrente de ouro, relógio, máquina fotográfica, dinheiro etc. A escola não responde pela perda de materiais.

6 - Excursões – Festas
Nenhuma excursão ou festa envolvendo alunos poderá acontecer sem prévio conhecimento e autorização por escrito da Direção Escolar e conhecimento dos pais.

7 - Telefone
O telefone público poderá ser utilizado fora do horário de aulas ou com autorização da orientação; para qualquer emergência procurar a Orientação Educacional.

8 - Conservação
Os banheiros, salas de aula, corredores, mesas da biblioteca, pátios e móveis em geral, são de uso comunitário. Todos são responsáveis pela sua conservação e serão responsabilizados pelos danos ocorridos. A carteira escolar é de uso individual. O aluno é responsável pela sua conservação, assim como será responsabilizado pelos danos ocorridos.
Obs.: No caso de danos à carteira (com corretivo "errorex" ou chicletes, etc), o aluno será convidado a fazer a limpeza da mesma.
“A Escola é de todos nós... Zele por ela, orgulhe-se dela... Contribua para que ela seja a melhor, a mais bonita, a mais limpa...”

9 - Tarefas de casa
9.1- O aluno, diariamente, terá tarefas de casa como continuação dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula.
9.2- A tarefa de casa será cobrada sistematicamente pelo professor. Caso não tenha sido cumprida o aluno ficará no “ 6º horário.”
9.3 - Ao completar a 3ª tarefa não cumprida, no bimestre, a família será solicitada a comparecer à escola.

"O aluno que faz suas tarefas participa mais, vibra mais, questiona mais e conseqüentemente, conquista sua independência, seus direitos, sua liberdade..."

10 - Calendário Escolar
O calendário escolar contém as principais atividades previstas para o ano em curso. É dever de todos zelar pelo seu cumprimento, respeitando as datas, horários e prazos estipulados.

11 - Doença
11.1 - Quando o aluno precisar faltar às aulas por motivo de doença, notificar à coordenação ou SOE para que este entre em contato com os professores para encaminhamentos pedagógicos.
11.2 - Caso o aluno apresente qualquer problema de saúde durante as aulas, o Colégio entrará em contato com a família.

12 - Segunda chamada para avaliações
Constitui direito do aluno realizar avaliações em 2ª chamada nos casos previstos abaixo:
a) por razões de luto, no prazo previsto em lei;
b) por motivo de convocação oficial;
c) quando em atividades militares e no exercício efetivo de plantões;
d) quando afastado das atividades escolares por recomendação médica e atestado;
e) quando doente ou com impedimento de locomoção física;
f) quando em atividades promovidas pelo Colégio;

13 - Procedimentos
a) Quando o aluno perder provas oficias, os pais ou responsáveis deverão se dirigir à Coordenação, no prazo de quarenta e oito (24) horas para preencher o Requerimento de 2ª chamada e justificar sua ausência.
b) O respectivo Requerimento será analisado pela Coordenação, deferindo ou indeferindo.
c) Haverá um controle por aluno, do número de provas já perdidas, evitando assim reincidência.
d) A Coordenação Pedagógica marcará data e horário da realização das provas de 2ª chamada e o aluno será informado através de comunicado aos pais.

DIREITOS E DEVERES DO ALUNO
A escola é um espaço em que se exerce a cidadania e, por isso é importante que todos conheçam os seus direitos e deveres fundamentais enquanto pessoas a fim de que possamos criar entre nós um ambiente saudável e de respeito mútuo. Só assim construiremos, de fato, a verdadeia comunidade.
"Tolerar que aluno viva sem disciplina, deixá-lo que cresça com seus defeitos e permitir-lhe que faça o que lhe apraz não é amá-lo nem respeitá-lo." (Marcelino Champagnat)

Direitos do Aluno:

- fazer perguntas que julgar convenientes para seu melhor esclarecimento, com educação e sem atrapalhar a aula;
- ser ouvido em suas reivindicações e sugestões por quem de direito e, se for problema da classe, que haja consenso;
- utilizar-se da Biblioteca e Laboratórios de Informática com acesso a Internet obedecidas as normas estabelecidas para este fim; - utilizar-se, sempre que possível, as instalações e dependências do Colégio, na forma e nos horários para isso reservados; - requerer cancelamento, trancamento de matrícula ou transferência, quando de maior idade ou através do responsável, quando menor.
- ser respeitado, sem discriminação de credo religioso, de convicção política, de raça e de cor;
- ser orientado em suas dificuldades;
- ser ouvido em suas queixas ou reclamações;
- receber seus trabalhos e tarefas corrigidos e avaliados;
- recorrer do resultado das avaliações de desempenho, no prazo máximo de 2 dias após a publicação da nota.

Deveres do Aluno:

a) comparecer pontualmente às aulas, provas e outras atividades preparadas e programadas;
b) executar as tarefas designadas pela direção e pelos professores;
c) tratar com respeito professores, funcionários e colegas;
d) manter seu material escolar em ordem, de modo a poder utilizá-lo quando necessário;
e) justificar sua ausência quando solicitado;
f) apresentar-se com asseio e devidamente uniformizado;
g) usar de honestidade na execução de provas e outras atividades escolares;
h) participar com interesse de todos os trabalhos, solenidades e eventos escolares;
i) indenizar pelo prejuízo, quando causar danos materiais ao estabelecimento ou a objetos de propriedade de colegas, funcionários ou professores, segundo os critérios da Direção Geral;
j) permanecer no recinto escolar e dele não se ausentar antes do término da última aula ou trabalho,sem autorização da Coordenação/Orientação;
l) atender à convocação da Direção e dos professores;
m) colaborar na conservação do prédio, mobiliário escolar e todo material de uso coletivo, bem como manter a limpeza em todas as dependências do Colégio;
n) Aguardar o professor em sala. Não sair para os corredores nas trocas de professores;
o) Trazer o material escolar necessário às aulas, evitando assim pedir emprestado o material de outro aluno;
p) Fazer chegar às mãos dos pais ou responsáveis as circulares, comunicados e informativos encaminhados pela Escola;
q) Trazer diariamente a Agenda;
r) Fazer diariamente as tarefas escolares.

CÓDIGO DE CONDUTA DO ALUNO
Introdução
A disciplina escolar enquanto conjunto de normas e convivência social deve ajudar a descobrir e cultivar valores da pessoa e da comunidade.
Possibilita o crescimento, o bem estar e o melhor relacionamento entre os membros da comunidade do Colégio e ajuda no exercício da liberdade responsável.
“Indisciplina é toda ação que vai além do limite do respeito à liberdade do outro. Indisciplina é, fundamentalmente, falta de respeito ao outro, ao patrimônio, às instituições.”

Normas disciplinares
O colégio procurará promover o ajustamento dos educandos à sua comunidade, tornando-os cientes de seus direitos e deveres. Na repreensão à indisciplina, o Colégio adotará sempre o emprego de medidas educativas, procurando levar o educando a conscientização de que responsabilizar-se pela falta cometida já é um passo para evitá-la no futuro. Quando se fizer de todo necessário usar de punição, esta poderá basear-se numa das penalidades seguintes:
- Advertência verbal;
- Advertência por escrito;
- Suspensão por um dia;
- Suspensão por três dias;
Toda medida disciplinar aplicada será registrada e comunicada aos pais ou responsáveis, através de formulário oficial da escola, devendo ser devolvida assinada pelos mesmos dentro do prazo estipulado.

Medidas disciplinares
Ao aluno cujo comportamento não for condizente com o código de conduta, serão aplicadas as seguintes medidas:
- Advertência verbal, sigilosa e individual quando o aluno:
a) Chegar atrasado na sala de aula;
b) O professor reclamar que não está participando das aulas;
c) Não está fazendo as tarefas;
d) Conservar-se nas salas e nos corredores durante o recreio;
e) Não portar o material didático;
f) Não cumprir os deveres do aluno aqui citados.

Advertência escrita, quando o aluno:
a) Exceder o limite de atrasos permitido por bimestre;
b) Apresentar atitude de indisciplina que perturbe o bom andamento da aula e atividades;
c) Comparecer, pela terceira vez, indevidamente uniformizado;
d) Realizar tarefas de outras disciplinas ou ocupar-se de outras atividades durante as aulas;
e) Desrespeitar os colegas;
f) Desrespeitar professores e funcionários;
g) Apresentar atitude de indisciplina não mencionada acima;
h) Escrever, rabiscar ou desenhar nas paredes, no assoalho ou em móvel e parte do edifício escolar;
i) Portar qualquer aparelho sonoro em sala de aula (walkman, diskman, rádio, telefone celular, pager, etc.);
j) Ficar pela terceira vez no 6º horário no bimestre;
l) Entrar com a carteira do colega na escola;
m) Receber a terceira advertência verbal;
n) Gazear aula.

Suspensão, quando o aluno:
a) Receber a terceira advertência escrita;
b) Desacatar e desrespeitar professores, funcionários e alunos;
c) Participar de brigas, algazarras em qualquer dependência da escola e ou nas imediações da mesma;
d) Causar danos materiais à escola por motivo de indisciplina;
e) Falsificar assinaturas do responsável pelo aluno, professores e funcionários ou alterar documentos;
f) Fumar nas dependências e imediações da escola;
g) Apresentar caso grave de indisciplina não mencionado acima;
h) Não cumprir o 6º, 7º e 8º horários.

Observações Gerais
Dependendo da gravidade dos fatos, a escola poderá modificar a medida disciplinar aplicada. O caso poderá ser levado à Direção da Escola que, juntamente com o Conselho de Classe, decidirá pela assinatura de termo de compromisso ou sobre a permanência do aluno na escola;
O aluno suspenso em dia de avaliação deverá comparecer à escola somente para realizá-la, no horário correspondente à aula, na sala da coordenação;
Aluno suspenso não terá direito a participar de qualquer atividade escolar no período do afastamento;
Ao final do ano letivo, haverá um Conselho de Classe, quando então será feita uma análise da conduta do aluno que poderá resultar em:
a) Carta de elogio;
b) Orientação;
c) Matrícula condicionada;
d) Matrícula recusada.

Os casos omissos neste Código serão resolvidos pela direção da escola.

 


 


 

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