Manual de Matrículas 2008: 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental
Autor/Fonte: Coordenação Pedagógica
 

APRESENTAÇÃO

Há 27 anos, desenvolvemos um projeto educacional que concebe a educação como um processo, em que cada etapa prepara a próxima, formando valores tão importantes quanto a construção do conhecimento.

Isto é motivo de orgulho para nós e é, também, a maior prova de que uma educação efetiva e voltada para o ser humano faz muita diferença.

Este manual tem por objetivo prestar esclarecimentos pertinentes a nossa proposta  pedagógica, procedimentos de matrícula e demais serviços educacionais.
Seja bem-vindo e faça uma feliz escolha!

Prof. Clementino Siqueira e Família

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O Colégio Pro Campus Júnior se preocupa essencialmente com a formação integral do ser humano, para que possa enfrentar os desafios emocionais e profissionais que encontrará ao longo da vida. Por isso, é tão importante ensinar valores como esperança, solidariedade, justiça, amizade, honestidade, união, dedicação e a vontade de aprender para construir um mundo de paz.

Nosso objetivo, portanto, é educar para a vida, através de ações que possibilitem o crescimento da criança em todos os aspectos. Nesse sentido, a escola, além de espaço formal de aprendizagem, torna-se, ainda, o local onde a aquisição dos conhecimentos se dá por meio de experiências vivenciadas.

Os educadores, fomentadores diretos desse processo, empenham-se tanto em construir conhecimentos, quanto em ensinar valores que sirvam de base para que, no futuro, o aluno seja um adulto realizado e consciente de seu papel como cidadão atuante.

A proposta da escola, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, é "educar pessoas que sejam capazes de analisar, interpretar e transformar a realidade, visando ao bem-estar pessoal e coletivo do ser humano, preservando o equilíbrio do meio ambiente."

Para atingir esta proposta, o estudo das diversas áreas do conhecimento tem como significado primordial: criar, refletir, construir, aprender, participar, expressar, dialogar e, acima de tudo, entender o mundo e seus problemas; a liberdade e seus limites; ser solidário, amar e respeitar o próximo; fazer a relação destes conceitos com os conteúdos que "ganham vida" quando o aluno ressignifica aquilo que aprende, ou seja, faz relação da teoria com o mundo real; além de entender, respeitar e educar o próprio corpo.

A fundamentação pedagógica que norteia esta ação educativa centra-se nas teorias Crítico Social dos Conteúdos e Escola Novista, por entender-se que elas priorizam a educação e formação do indivíduo para a vida.

MATRÍCULAS

a) Alunos veteranos: 
 •  assinatura do contrato de prestação de serviços, identidade e CPF;
 •  atualização do cadastro do aluno (endereço, telefone, email);
 •  1 foto (3x4);
 •  adequa-se ao perfil da proposta pedagógica da escola.

b) Alunos novos:
 Documentos do aluno:
 • declaração de quitação da escola anterior ou apresentação do carnê todo quitado;
 • histórico escolar ou declaração provisória;
 •  fotocópia da certidão de nascimento;
 •  1 foto (3x4);
 •  Apresentação do boletim escolar para análise.

Ingresso dos novos alunos na escola
O Ingresso de novos alunos será efetivado por meio de entrevista com a família, onde serão abordados pontos relevantes para a instituição e para os pais. Serão destacados para estes a visão, a missão, os objetivos e o perfil do aluno que a escola deseja formar de acordo com sua proposta pedagógica.

Documentos dos pais ou responsáveis:
• RG (fotocópia), CPF (fotocópia);
• Comprovante de rendimento (fotocópia);
• Comprovante de endereço (fotocópia);
• Declaração de quitação da escola anterior ou apresentação do carnê quitado;
• Caso seja comerciante, endereço do comércio, telefone e CNPJ da empresa; se autônomo, com apresentação de avalista.

Observações:
•  A escola tornará invalida a matrícula do(a) aluno(a) cujas informações prestadas pelos pais e/ou responsáveis no ato da matrícula não forem verdadeiras ou tiverem sido omitidas.
•  o aluno da escola terá vaga garantida, desde que a matrícula seja efetuada conforme o calendário divulgado. Caso contrário, a escola não se responsabilizará pela vaga;
• a matrícula estará confirmada após o recebimento, pela Secretaria da Escola, da documentação exigida acima mencionada e autorização da direção;
• o pagamento da matrícula deverá efetuar-se no caixa da escola, com cartão, cheque eletrônico ou dinheiro;
• o pagamento da mensalidade do aluno deverá ser efetuado em qualquer banco até a data do vencimento. Após essa data, somente no Banco do Brasil;
• informamos que o nosso sistema de controle financeiro somente aceita pagamento efetuado conforme a sequência numérica das parcelas;
•  os pais e/ou responsáveis pelo aluno deverão recebê-lo até 20 minutos após o término das aulas. Aos que terminarem aula às 18h20, os pais deverão recebê-lo até 18h30, pois a partir deste horário não dispomos de funcionários para acompanhar os alunos, ficando apenas o vigia na escola. Ressaltamos que não nos responsabilizamos por fatos desagradáveis que possam ocorrer a partir do horário determinado pela escola;

Reservas de Vaga
A reserva de vaga, quando autorizada pela direção, será feita após entrevista com a família e análise da documentação do aluno.

Anuidade Escolar
A anuidade escolar é calculada com base na planilha de custos, dividida em até 12 parcelas de valores iguais. A 1ª parcela será paga no ato da matrícula e, as demais, até o dia 30 de cada mês, exceto no mês de dezembro, a qual deverá se quitada até o dia 20.

Obs: O pagamento quando efetuado até o dia 10 do corrente mês terá um desconto de R$ 15,00 (quinze Reais), desde que a mesma seja efetuada na ordem sequencial das parcelas.

Abatimento
O abatimento, quando houver, só terá validade para pagamento até o vencimento. Após esta data, o valor cobrado será normal.
•  Pais com 2 filhos têm direito a 10% em um deles;
•  Pais com 3 filhos têm direito a 30% em um deles;
•  Pais com 4 filhos têm direito a 40% em um deles.

Escolha de turno e turma
A matrícula efetivada no período divulgado pela Escola permite ao aluno escolher o turno e a turma em que deseja estudar. (Observar o calendário das últimas atividades).

Orientações Gerais de Convivência Escolar
O aluno deverá observar o disposto no Manual Geral de Convivência Escolar (encartado neste documento).

Transferência e/ou cancelamento de matrícula
A transferência e/ou cancelamento de matrícula serão feitos mediante requerimento à secretaria da escola, assinado pelos pais ou responsáveis. Ao requerimento, deverá ser anexado o comprovante do pagamento referente ao mês do cancelamento. Caso isso ocorra no mês de novembro, o pai ou responsável obrigar-se-á a pagar a parcela de dezembro (12ª parcela), conforme previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
Carteira de Acesso à Escola
A carteira do aluno de acesso à escola será paga no ato da matrícula e entregue a ele na primeira semana de aula, a qual deverá ser trazida diariamente.

Aquisição de Materiais Necessários ao aluno
Agenda escolar, uniforme escolar e kit de artes serão adquiridos somente na escola.
Livros didáticos, paradidáticos e material escolar também podem ser adquiridos na escola.

Calendário Escolar
O calendário escolar terá 200 dias letivos (no mínimo), com início dia 11 de fevereiro de 2008 (para o Ensino Fundamental), o qual será entregue aos alunos no primeiro dia de aula.

Horário Escolar
Manhã:
• 5ª e 6ª séries - das 7:20 às 11:50 (Obs. Em um dos dias da semana este horário se estenderá às 12:40.);
• 7ª série - das 7:00 às 12:20 (Obs. Em dois dias da semana o aluno sairá às 11:30h);
• 8ª série - das 7:00 às 12:20 (diariamente).

Tarde:
• 5ª e 6ª séries - das 13:00 às 17:30; (Obs. Em um dos dias da semana, este horário se estenderá às 18:20.);
•  7ª série - das 13:00 às 18:20 (Obs. Em dois dias da semana o aluno sairá às 17:30h);
• 8ª série - das 13:00 às 18:20 (diariamente)

Atividades Opcionais
O Pro Campus Júnior oferecerá, em caráter opcional, as atividades abaixo:

a) preparação para Primeira Eucaristia e Crisma;
b) esporte;
c) teatro;
d) oficina de redação;
e) reforço escolar;
f) PAE - Programa de Acompanhamento Escolar.

Informática Aplicada à Educação
No Pro Campus Júnior, o computador é colocado como ferramenta no processo ensino-aprendizagem. O colégio dispõe de softwares compatíveis com o currículo escolar, utilizados constantemente no laboratório de Informática para fixação da matéria, revisão de conteúdos e resolução de exercícios. Nosso objetivo, ao estimular o aluno a utilizar Informática, é fazer com que ele encontre formas pessoais de representação do seu mundo interior de uma maneira lúdica e divertida, formando assim, pessoas críticas, criativas e coerentes.
A internet no Pro Campus Júnior é utilizada com facilidade pelos alunos e o site da escola (www.procampus.com.br) é o maior meio de comunicação entre alunos, pais, escola e comunidade.

Softwares Educativos e o uso do acesso a internet
Para que seja desenvolvido o Projeto Educacional de Informática Aplicada à Educação, o aluno precisa dispor de:
• Uma boa base de informática;
• Licença dos softwares educacionais disponíveis na escola;
• Acesso à internet como fonte de pesquisa.

Educação Física
O aluno, de maneira lúdica, adquire os principais processos de desenvolvimento físico e mental, além de ter um conhecimento básico das várias modalidades esportivas. Para os alunos da 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, a Educação Física é feita no mesmo turno com aulas teóricas e práticas, onde o aluno será avaliado pela frequência mínima de 75%.
Nessas aulas, os alunos têm noções das várias modalidades esportivas para que possam escolher aquela que mais se adapte à condição de cada um que queira praticar esporte em competições.

Uniforme Escolar
O uso do uniforme escolar é obrigatório desde o primeiro dia de aula. Sempre que o aluno necessitar vir à escola no turno inverso ao que ele estuda, deverá estar devidamente uniformizado.

Biblioteca Multimídia
Na Biblioteca Multimídia, o aluno pode fazer pesquisas em livros, fitas de vídeo, revistas, jornais, Cds e internet. Pode também imprimir textos, além de receber e enviar correspondências via internet (e-mail).
O horário de acesso à biblioteca multimídia deverá ser marcado com antecedência.

Banco de Dados
A escola dispõe de um moderno e eficiente Banco de Dados com questões bem elaboradas para o Ensino Fundamental que serve de apoio ao professor.

Sistema de Avaliação
Baseia-se numa perspectiva mediadora, a serviço da aprendizagem do aluno, da formação e da promoção da cidadania. Nossa intenção é o acompanhamento permanente, intensivo, de mediação, de intervenção pedagógica para a melhoria do ensino.
O aluno é avaliado nos aspectos quantitativos e qualitativos, através de avaliações mensais e bimestrais, assiduidade, pontualidade, disciplina, interesse.
Cognitivos: 8 avaliações mensais em cada disciplina, valendo 10 pontos.

Obs.: Nas avaliações bimestrais, os conteúdos são cumulativos.

Qualitativos: a participação do aluno nas diversas atividades de classe e extra-classe, cooperação, interesse, responsabilidade, assiduidade, etc.

Obs. Não tem caráter somativo.

Média de Aprovação
A média mínima aprovativa por bimestre em cada disciplina será 7 (sete), sendo que, ao final dos quatro bimestres o aluno deverá adquirir nota maior ou igual a 28 (vinte e oito) pontos, ou seja, 70% (setenta por cento) do rendimento mínimo exigido.

Prova de Segunda Chamada
Quando o aluno estiver doente, fará prova em uma segunda chamada. Para tanto, deverá apresentar à coordenação o atestado médico no prazo de 48 horas ou justificativa dos pais no dia da ocorrência.

Prova Final

O aluno do Ensino Fundamental da 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental de 8 anos e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 9 anos só terá direito a fazer prova final se tiver obtido nos quatro bimestres nota menor ou igual a 21 pontos por disciplina e menor que 28 (vinte e oito). Caso tenha rendimento inferior a esta nota (vinte e um pontos), fará recuperação naquela disciplina.
O conteúdo para a prova final deverá ser selecionado obedecendo aos critérios de significância nos 4 (quatro) bimestres.
O aluno terá direito a fazer prova final em todas as disciplinas, desde que atenda a exigências estabelecidas.
O aluno que obtiver freqüência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) do total da carga horária letiva, será reprovado.

Recuperação I
O aluno terá direito a recuperação opcional em julho nas disciplina(s) cujo aproveitamento foi insatisfatório, conforme estabelecido:
I. O aluno da 5ª a 7ª séries do Ensino Fundamental de oito anos ou do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental de nove anos poderá recuperar até 2(duas) disciplinas;
II. O aluno da 8ª série do Ensino Fundamental de oito anos ou do 9º ano do Ensino Fundamental de nove anos, poderá recuperar até 3 (três) disciplinas;
III. Os conteúdos da recuperação opcional são os do 1º e 2º bimestre.
A nota obtida na recuperação opcional, caso seja maior, poderá substituir a média menor do 1º e 2º bimestre.

Recuperação II

A recuperação prevista para o final do período letivo, é obrigatória e será oferecida conforme as seguintes observações:
I. Terá direito à recuperação final o aluno que durante os 4 (quatro) bimestres não obtiver 21 (vinte e um) pontos;
II. O aluno que após a prova final não obtiver 28 (vinte e oito) pontos;
III. O alunos da 5ª a 7ª série do Ensino Fundamental de oito anos ou do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental de nove anos, poderá recuperar até 5 (cinco) disciplinas, desde que a quinta seja, obrigatoriamente, Educação Física;
IV. O aluno da 8ª série do Ensino Fundamental de oito anos ou do 9º ano do Ensino Fundamental de nove anos, poderá recuperar até 6 (seis) disciplinas, desde que a sexta seja, obrigatoriamente, Educação Física.
Na recuperação final, o aluno será submetido a duas avaliações escritas valendo 10 (dez) pontos cada, que serão somadas e divididas por 2 (dois). Será considerado aprovado, o aluno, que após estudos de recuperação, atingir a média mínima de 7 (sete) pontos.
Os pontos obtidos pelo aluno na recuperação final, substituirão os pontos adquiridos no decorrer do ano letivo na(s) respectiva(s) disciplina(s) nas quais o aluno foi recuperado.
Os conteúdos contemplados para a recuperação final, serão os que o aluno apresentou maior dificuldade na construção da aprendizagem, durante o ano letivo.

Revisão de Notas
Para que sejam feitas possíveis revisões no boletim, o aluno deverá recebê-lo na data marcada e requerer a revisão até 72 horas após esta data.

Sexto/sétimo Horário
O aluno que deixar de fazer suas tarefas de classe e de casa cumprirá, na escola, um sexto ou sétimo horário para fazê-las. (Consulte Código de Postura do Aluno)

Agenda Escolar
Por ser um dos meios de comunicação entre a escola e a família, a condução da mesma, pelo aluno, se faz necessária até a 6ª série do Ensino Fundamental de oito anos ou 7º ano do Ensino Fundamental de 9 anos.

SOE
O Serviço de Orientação Educacional é o elo entre a escola e a família. Quando esta desejar conversar conosco, a Escola estará sempre aberta para recebê-la. Não podendo vir pessoalmente, use a agenda escolar, o telefone ou e-mail (ver relação no final deste manual) e escolha a pessoa com quem deseja falar. É responsabilidade do SOE o registro das ocorrências diárias do seu filho, entre outras atividades.

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

A psicologia escolar é uma especialidade da ciência psicológica que se interessa pelo modo como a escolaridade integra o aluno no processo de aprendizagem. Portanto, o Departamento de Psicologia do Colégio Pro Campus atua de forma a otimizar o processo de aprendizagem, realizando trabalhos preventivos e remediativos de natureza psicológica, compreendendo também a relação harmoniosa entre professores, alunos e colaboradores da comunidade educacional.
Todo o trabalho deste setor será desenvolvido para valorizar a figura da família, instituição considerada essencial para o Grupo Pro Campus.

Atividades desenvolvidas pelo Departamento de Psicologia:

• Entrevista psicológica com o objetivo de avaliar o perfil do aluno que está ingressando na escola (procedimento de matrícula);
•  Psicodiagnóstico;
• Orientação e treinamento aos professores, referente aos alunos acompanhados através do Departamento de Psicologia.

OBS: a escola dispõe de parceria com clínicas (de psicologia, de psicopedagogia e de fonoaudiologia), caso seja necessário o encaminhamento do(a) aluno(a).

PROJETOS DESENVOLVIDOS

Para se fazer uma boa escola é necessário criatividade, competência, compromisso com a qualidade de ensino, respeito aos alunos e pais e, sobretudo, muita responsabilidade e comprometimento social.
Neste sentido, é que propostas organizadas sobre a forma de projetos interdisciplinares têm ganhado maior espaço no nosso trabalho, traduzindo-se em ricas experiências formativas para o educando, tornando-os, assim, pessoas críticas, criativas e coerentes.
A partir da 5ª série, a grade curricular é enriquecida com atividades que mesmo desenvolvidas fora do espaço ou do horário escolar, tais como aulas-passeio, recreios temáticos, olimpíadas, encontro de formação, filmes, reforço escolar, concurso de redação, noite dos autores e outros, são integradas às propostas curriculares do Colégio Pro Campus Júnior.

Aulas de Redação - Trabalha com textos extras e questões relevantes da atualidade, ideais para discussão em sala de aula, dando oportunidade ao professor de desenvolver em seus alunos a habilidade da leitura, tão necessária para o sucesso almejado nos vestibulares.

Concurso de Redação - Estimular o aprendizado da escrita é estimular a capacidade do aluno para superar as limitações da comunicação oral, e a adquirir possibilidades mais amplas de integração social. Pensando nisso, o Grupo Pro Campus realiza um concurso de Redação, anualmente, que abrange todo o Estado do Piauí e ainda a cidade de Timon - MA.
Essa ação pretende despertar no alunos o gosto pela leitura e a habilidade da escrita.

Noite dos Autores - O projeto "Noite dos Autores" vem sendo desenvolvido há vários anos com grande êxito e satisfação. Ao longo do ano, o aluno é incentivado, através de discussões, produções textuais, seminários, palestras e debates, a desenvolver textos que serão editados em um livro, específico para cada série, com noite de autógrafos no final do ano, pois acreditamos que a palavra, quando escrita, desenvolve, junto à prática, o senso crítico do cidadão.
Aulas-passeio - As atividades aqui desenvolvidas são bem articuladas com os objetivos gerais e as formas específicas de execução, proporcionando ao aluno oportunidade de organização coletiva, expressão, comunicação, criação e pesquisa através da reflexão.
O aluno terá ainda oportunidade de vivenciar a teoria na prática, adquirindo conhecimentos sobre monumentos históricos e religiosos, estação energética, museus rurais, fazendas e outras localidades intra e inter estaduais.

Olimpíadas - Têm como objetivo incentivar o trabalho em equipe, a necessidade de conhecer regras e respeitá-las, pois o Colégio pretende formar jovens conscientes, críticos, éticos e solidários.
As regras são adaptadas para fazer com que os alunos aprendam a respeitar os limites do parceiro, sendo tolerantes e compreendendo as diferenças dentro de um ambiente saudável de competição. Para não deixar ninguém "parado" o colégio oferece o maior leque de modalidades esportivas.

Festa Junina Solidária - Através desse trabalho promovemos a conscientização solidária dos alunos na participação e colaboração em equipe, o trabalho em benefício do outro e não só de si mesmo, tentando com isso distanciar a idéia individualista que está contida em nossa sociedade. Também é enfatizado o conhecimento sobre as características da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos religiosos, sociais e culturais.
Recreio Temático - Este projeto tem por objetivo trocar experiências, estimular a criatividade, o espírito inventivo e a curiosidade pelo inusitado. Nossos alunos apresentam, no horário do recreio, atividades relacionadas aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula.

Encontro de Formação - O Pro Campus Júnior acredita que a educação preventiva ao uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, dentre outros, começa com o trabalho de promoção de saúde e valorização da vida. O desejo de aprender nasce da participação, da pesquisa, envolvendo a aprendizagem daquilo que devemos saber (conceitos), aquilo que devemos ser (atitudes), valores e normas que são trabalhados nesses encontros.

Esporte - Ao aluno que optar pela prática de esportes na escola, poderá fazê-la duas vezes por semana, conforme aptidão para a modalidade esportiva.
O Colégio incentiva a prática de atividades físicas entre os pais de alunos, promovendo todas as quartas-feiras, à noite, gratuitamente, futsal e hidroginástica, proporcionando, assim, um melhor relacionamento entre escola e família.
O Pro Campus Júnior se dispõe a servir também à comunidade, oferecendo aulas de hidroginástica para os idosos com vistas a divulgar hábitos saudáveis e incentivar a prática de esportes.

Obs. Dentro das atividades esportivas, são formadas as equipes que irão disputar torneios inter-colegiais representando a escola.

Há também as Olimpíadas internas do Pro Campus onde cada turma escolhe seus representantes para competir nas mais diversas modalidades.

Vídeo - As aulas de vídeo estimulam e complementam o aprendizado de forma eficiente e dinâmica, despertando no aluno o interesse pelo conteúdo que está sendo estudado.

Pro-Cine - São exibidos filmes relacionados aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, que incentivam ao debate, discussões e produções textuais. O aluno tem a oportunidade de fazer um passeio enriquecedor pelos quatro cantos do mundo, descobrindo novos valores culturais, hábitos e curiosidades.

Jogos Educativos - Além de incentivar o trabalho em equipe, a criação dos jogos permite ao aluno aprender a aplicação de conceitos lógicos.
Durante as brincadeiras, os alunos se deparam com questões ensinadas na sala de aula. Mais do que decorar fórmulas e memorizar processos, os alunos criam seus próprios conceitos, adquirindo uma bagagem para toda a vida.

Laboratórios de Ciências e Artes - É um laboratório moderno e bem equipado, onde a pesquisa e a produção científica são incentivados através de práticas relacionadas aos conteúdos estudados nas disciplinas de Física, Química, Biologia e Artes.
Estas aulas abrem caminho para que os estudantes possam entender, de modo criativo e sensato, o mundo em que vivem.
Laboratório de Informática -Além das aulas de informática, os alunos utilizam o laboratório para acompanhar virtualmente os conteúdos de todas as disciplinas utilizando softwares modernos. Todos os computadores do laboratório estão ligados à internet, proporcionando aos professores e alunos o enriquecimento nas atividades desenvolvidas em sala de aula.

Pais e Escola - Bimestralmente, pais e equipe pedagógica do Colégio se encontram para participar de palestras relacionadas à convivência aluno-escola-família. Um dos objetivos desses encontros é incentivar a participação ativa dos pais na vida escolar de seus filhos. A escola também oferece esse acompanhamento por meio da internet. Serviços como boletim, freqüência, ocorrência e outros são disponibilizados no nosso site www.procampus.com.br.

Primeira Eucaristia e Crisma - O Pro Campus Júnior oferecerá, como opção, curso de preparação para a Primeira Eucaristia e Crisma. Os valores serão acordados com a família no início do curso preparatório.

Aulas de Revisão - Uma experiência positiva abriu caminhos para ampliar o sucesso dos alunos do Pro Campus, de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental de 8 anos ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, quando sentem dificuldades em acompanhar o conteúdo das disciplinas Português, Matemática, Física e Química. Trata-se do Sistema de Revisão, cujo objetivo é sanar as dificuldades próprias dessas disciplinas.
Os conteúdos trabalhados durante a semana são revisados nas manhãs de sábado, semanalmente, com retomada dos conteúdos, resolução de questões e demais práticas que se fizerem necessárias para a efetivação da aprendizagem do aluno. Vale frisar que essa revisão é feita em caráter obrigatório.
O sistema de revisão escolar eleva o nível dos alunos de forma que todos tenham êxito no processo ensino-aprendizagem, permitindo a eles o máximo possível de desenvolvimento do seu potencial.

Oficina de Artes Plásticas
As oficinas de artes plásticas despertam no educando o desejo de conhecer mais sobre Arte e de se envolver com o processo criativo, exercitando a sua sensibilidade.

Festividades em Homenagem à Família - Realizadas para homenagear as famílias (dia dos pais, mães e estudantes) com o objetivo de promover a integração entre escola e família.

Pré-Psiu - O Pro Campus Júnior preocupa-se com a formação integral e continuada dos seus alunos. Nesse sentido, os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental de 8 anos ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 9 anos são devidamente preparados, através de revisões semanais e simulados com periodicidade bimestral, com o objetivo de que eles se sintam estimulados para acompanhar satisfatoriamente o ritmo das séries seguintes.

Obs: No final do ano letivo, esses alunos assistem a aulas ministradas por professores do Ensino Médio visando à preparação desses jovens para as futuras etapas do PSIU.

PAE - Programa de Acompahamento Escolar - O Programa consiste em disponibilizar uma equipe de professores que exercerão as seguintes funções junto aos alunos:
1.  Incentivar os alunos para a importância dos estudos;
2.  Acompanhar a execução das tarefas de casa;
3.  Orientar para a prática da pesquisa e métodos de estudo;
4.  Auxiliá-Ias com relação às dúvidas que possam surgir;
5.  Trazer novas fontes de estudos e outras atividades para que os alunos enriqueçam os conteúdos trabalhados em classe.

 
 
Matéria impressa do site do Grupo Pro Campus - www.procampus.com.br