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  Projeto 2008 - Convivência: um exercício de Valores


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

“O homem é um ser social que busca exprimir seu modo de ser e estar na companhia dos outros seres humanos, reflete sobre a sociedade, volta-se para ela, seja para criticá-la, seja para afirmá-la, seja para superá-la”. (F.L)

“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” (Paulo Freire)

Os trechos citados ressaltam duas características fundamentais do ser humano: em toda sociedade, da mais desenvolvida à mais rudimentar, percebe-se a visão de mundo que o homem possui e sua capacidade de adaptação; a sociedade se caracteriza pela interação entre os homens e pela maneira como aprendem formal ou informalmente a se relacionar.

Por isso, pode-se concluir que o homem, ao mesmo tempo que é um homem privilegiado por tomar contato com essas diferentes leituras de mundo e assim formar a sua própria, também sofre as conseqüen cias de seus atos impensados, fruto da ambição humana e da ganância pelo poder.

Por outro lado, nós seres humanos podemos e temos de colaborar uns com ou outros, fazermos nossa parte: considerando que a educação de modo geral, é uma das maiores “armas” de que dispomos, podemos crer que o sentido da vida é construído etapa por etapa, pela família, sociedade e escola, que a produz, e por nós, homens e mulheres que dela fazemos parte, analisando-a, convivendo uns com os outros, modificando-a e que, ao longo do tempo, fazemos nossas escolhas, decidimos o melhor caminho a seguir.

O escritor Ítalo Calvino, em um texto famoso — “Por que ler os clássicos —, afirma que “a escola deve fazer com que o aluno conheça bem ou mal um certo número de clássicos dentre os quais (ou em relação aos quais) ele poderá depois reconhecer os ‘seus’ clássicos. Esse é um pequeno exemplo do que a escola pode fazer para criar cidadãos. Ela é obrigada a dar-lhe inúmeros instrumentos para efetuar uma opção: mas as escolhas que contam são aquelas que ocorrem fora e depois de cada escola.”

Esse é o nosso objetivo: intentamos oferecer a nossos educandos instrumentos que o auxiliem em suas escolhas. Não escolhas aleatórias, impensadas, pelo contrário. Escolhas que sempre considerem o ser humano em sua plenitude e o bem da coletividade.

Sabemos que as escolhas são deles; faremos tudo para que façam bom uso delas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

No processo de sistematização de nosso trabalho, decidimos subdividir o projeto nos seguintes subtemas a serem trabalhados a cada bimestre: ética geral, pluralidade, ambiente, paz, bioética, consumo,violência, vida, globalização e a comunicação no mundo, so1idariedade, fome, diversidade religiosa, ética e profissão, saúde, respeito à mulher, política e trabalho, juventude e atitude.

Obedecendo a essa ordem, esperamos que até fim do processo possamos contribuir para que o aluno seja capaz de:
- Compreender o conceito de ética nas perspectivas filosófica e religiosa, bem como sua importância para a felicidade;
- Exercitar a idéia de pluralidade e tolerância;
- Perceber a importância da preservação ambiental para a valorização da vida;
- Valorizar a paz e repudiar qualquer forma de violência;
- Familiarizar-se com as grandes discussões no campo da bioética;
- Analisar de forma crítica os valores incitados pela cultura de consumo;
-Sensibilizar-se para atitudes de solidariedade;
- Compreender a importância do diálogo entre a família;
- Analisar a questão da fome em tempos de globalização;
- Compreender a importância da ética na vida profissional;
- Respeitar a diversidade religiosa;
- Respeitar as diferenças de gênero e a diversidade sexual;
- Compreender o papel da juventude no processo de transformação política.


 

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